Previsão Concurso Guarda Municipal Salvador - BA: 2015

Deve ser lançado em 2015, em data ainda não definida, o concurso público para Guarda Municipal da Prefeitura Municipal de Salvador - BA.

Ainda não há data certa para publicação do edital e nem mesmo a certeza de que o concurso vai sair em 2015. Por enquanto só existe a declaração do Prefeito da cidade, afirmando que pretende realizar o concurso em 20145.

Em novembro de 2014, o Prefeito declarou que “Se depender do meu desejo e da minha vontade politica, nós caminharemos, sim, para um concurso público da Guarda Municipal”.

No último concurso, realizado em 2008, para Guarda Municipal de Salvador, foi este o conteúdo programático, ou seja, o que deveria ser estudado pelos candidatos:

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

LÍNGUA PORTUGUESA
Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Emprego de tempos e modos verbais. Vozes do verbo. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ocorrência de crase. Pontuação. Redação (confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas). Intelecção de texto. Redação oficial.

MATEMÁTICA
Números inteiros: operações e propriedades; múltiplos e divisores; problemas. Números racionais: operações e propriedades; problemas envolvendo as quatro operações nas formas fracionária e decimal. Números e grandezas proporcionais; razões e proporções; divisão proporcional; regra de três (simples e composta); porcentagem. Juros e desconto simples. Funções de 1º e 2º graus; gráficos; equações e inequações do 1º e 2º graus; sistemas métricos; decimal e não decimal.

CONHECIMENTOS GERAIS

História Do Brasil
A sociedade colonial: economia, cultura, trabalho escravo, os bandeirantes e os jesuítas. A independência e o nascimento do Estado Brasileiro. A organização do Estado Monárquico. A vida intelectual, política e artística do século XIX. A organização política e econômica do Estado Republicano. A Primeira Guerra Mundial e seus efeitos no Brasil. A Revolução de 1930. O Período Vargas. A Segunda Guerra Mundial e seus efeitos no Brasil. Os governos democráticos, os governos militares e a Nova República. A cultura do Brasil Republicano: arte e literatura. História da Bahia: Independência da Bahia. Revolta de Canudos.

Geografia Do Brasil
Organização político-administrativa do Brasil: divisão política e regional. Relevo, clima, vegetação, hidrografia e fusos horários. Aspectos humanos: formação étnica, crescimento demográfico. Aspectos econômicos: agricultura, pecuária, extrativismo vegetal e mineral, atividades industriais e transportes. A questão ambiental: degradação e políticas de meio ambiente. Geografia da Bahia: aspectos políticos, físicos, econômicos, sociais e culturais.

Atualidades
Domínio de assuntos relevantes e atuais (nacionais e internacionais) divulgados pelos principais meios de comunicação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário